O setor varejista goiano registrou um crescimento de 2,4% no volume de vendas em março de 2025, considerando os dados com ajuste sazonal. Esse é o resultado mais expressivo para o mês desde 2009, quando o avanço foi de 3,2%. O desempenho do estado ficou acima da média nacional, que apresentou um crescimento de 0,8% no mesmo período. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (15/05) pelo IBGE.
Com esse avanço, Goiás conquistou o segundo maior crescimento entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas da Paraíba. Em relação a março de 2024, o estado também teve um leve aumento de 0,4%, completando 16 meses consecutivos de alta na comparação anual. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista goiano apresenta um crescimento de 3,6%. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, os números refletem um momento positivo do setor em Goiás. “Estamos adotando políticas que favorecem o ambiente de negócios, o que contribui para o fortalecimento do varejo, geração de empregos e dinamização da economia regional”, afirmou.
O principal impulso no crescimento de março veio do segmento de móveis e eletrodomésticos, que teve alta de 21,4% na comparação com março de 2024. O setor acumula um crescimento de 21,7% no primeiro trimestre deste ano. Outros setores que também se destacaram foram o de livros, jornais, revistas e papelaria, com aumento de 18,7%, e o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com crescimento de 1,5%. Ambos também acumulam resultados positivos nos três primeiros meses do ano: 9,3% e 6,6%, respectivamente.
Fonte: https://goias.gov.br/industriaecomercio/comercio-varejista-de-goias